segunda-feira, 21 de junho de 2010

BIODEGRADANDO – Reciclagem de lixo orgânico biodegradável


Sexta-feira à noite, deitada em nossa cama, eu e o Guto pegamos cada um uma maçã e começamos a comer. Terminando pedi a Luísa: "Filha joga pra mamãe no lixo?" E ela diz: "Você não vai biodegradar?"
Completamente "sem palavras" disse:
- "O que é isso"? Sabendo o que era, mas querendo saber se ela sabia o que estava falando.
Luísa: "Você não aprendeu isso? Você tem que enterrar isso e deixar a minhoca comer eu aprendi hoje na escola!"
Muito sem graça pedi à ela que separasse. No dia seguinte lá fomos nós enterrarmos os "corpos das maçãs".
Ficou em nós o dever de estudar e nos reciclarmos quanto à isso.
Temos que mudar e aprender com nossas filhas.
Fui pesquisar para poder praticar: Segue as informações que adotaremos a partir de hoje:

O que faço com meu lixo orgânico? Aonde devo colocar os restos de comida, as cascas de frutas e legumes? E os galhos e as folhas, devo queimar?
E a canja que azedou na geladeira: faço o quê?

A resposta é muito simples: dêem para as minhocas, elas vão adorar!!! As minhocas e outros seres iriam adorar, num trabalho silencioso e contínuo, sem cheiro, sem insetos, transformarão qualquer matéria orgânica em excelente adubo orgânico, saudável, sem agrotóxicos e ecologicamente correto.
Você tem várias alternativas para não mandar seu lixo orgânico para os aterros sanitários, basta boa vontade, educação, e sem dúvida, uma atitude de amor com a Natureza e o planeta em que você vive.
Você pode, por exemplo, enterrar o lixo orgânico em seu quintal; pode fazer umas caixas com terra e produzir húmus, que é um excelente adubo para suas plantas e jardim;
o melhor adubo natural conhecido há mais de 3000 anos no antigo Egito, que será aproveitado em hortas domésticas, jardins, floreiras, etc. e pelos pescadores que terão à sua disposição as preciosas minhocas para iscas. como fazer?

Quais materiais são considerados resíduos orgânicos?
Os resíduos orgânicos constituem todo material de origem animal ou vegetal e cujo acúmulo no ambiente não é desejável. Por exemplo, estercos de animais (cavalo, porco, galinha etc), bagaço de cana-de-açúcar, serragem, restos de capina, aparas de grama, restos de folhas do jardim, palhadas de milho verduras, cascas de frutas, pó de café, erva de chimarrão, folhas de árvores, inclusive o papel higiênico etc. Estão incluídos também os restos de alimentos de cozinha, crus ou cozidos, como cascas de frutas e de vegetais, restos de comida etc.
Importante
A utilização das minhocas é inodora, pode ser colocada em qualquer lugar e qualquer material orgânico em decomposição. O lixo não emitirá nenhum cheiro a partir de 24 a 36 horas após à colocação das minhocas na quantidade adequada.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário